Observe também se há desgaste na ponta do virabrequim, na rosca e no parafuso. Desgastes deste tipo podem dar a falsa ilusão que a polia está fixada corretamente, mas com o torque ela pode gerar uma folga e danificar o sincronismo do motor.
Ao comprar uma polia anti-vibratória procure sempre a procedência do produto. Alguns fabricantes e importadores optam por vender a polia sem a borracha anti-vibratória completa, e fornecem apenas uma camada fina de borracha na parte superior e inferior do produto. Aparentemente, a peça está como a original, mas não é verdade. Esse tipo de atitude gera danos graves ao virabrequim do veículo, podendo condená-lo.
Antes de aplicar uma nova polia, é muito importante que você verifique a condição da chaveta na ponta do virabrequim. Uma chaveta desgastada não proporciona uma fixação correta da polia e ainda pode danificar o produto precocemente
Um travamento no sistema de correia e polias pode gerar sérios danos no veículo. Antes de trocar a polia do virabrequim verifique se as outras polias estão e um bom estado de funcionamento.
Na hora de aplicar sua polia, não se esqueça de respeitar o torque de aperto indicado pelo fabricante. Torque acima ou abaixo do recomendado pode gerar problemas em seu motor.
Algumas polias que são fixadas com parafuso possuem uma matriz correta de alinhamento, ou seja, os furos só batem em uma posição. Se o alinhamento da furação não parecer correto, tente girar a peça algumas vezes.